A expectativa é de um desempenho melhor devendo movimentar R$ 69,75 bilhões
O planejamento estratégico para atender à alta demanda é essencial para vender mais no Natal, principal data do calendário varejista. Em 2023, as vendas no varejo durante o Natal cairam em 1,4% em relação a 2022, porém quando avaliamos o e-commerce, segundo levantamento da Cielo, cresceu em 2,4%.
Para 2024, a expectativa é de um desempenho melhor devendo movimentar R$ 69,75 bilhões, um aumento real de 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Por isso, para que as marcas alcancem o sucesso na data, é importante investir em estratégias diferenciadas e personalizadas. Confira abaixo alguns pontos que valem a pena investir:
1. Invista na experiência omnichannel
Os consumidores esperam uma experiência de compra integrada. Garantir que as lojas físicas e online estejam conectadas, com opções como compra online e retirada na loja, é uma estratégia que pode aumentar as vendas durante o período de festas. Segundo estudo da ICSC, 67% dos compradores que adquirem produtos através do modelo BOPIS acabam adicionando mais itens aos seus carrinhos de compra em relação a outras modalidades, como a entrega em domicílio. Além disso, apostar em ferramentas de geolocalização para direcionar o cliente até a loja mais próxima também são altamente recomendadas.
2. Decoração temática e campanhas personalizadas
Criar um clima natalino no ponto de venda é mais do que um capricho: é uma forma de aumentar o tempo de permanência do cliente no local, incentivando compras por impulso. Um ambiente acolhedor e interativo, como vitrines decoradas com realidade aumentada, pode aumentar as vendas, segundo estimativas de consultorias especializadas no varejo físico.
Outro ponto importante para ajudar a alavancar as vendas são as campanhas segmentadas, externas para clientes recorrentes ou leads, que possuem taxas de conversão superiores às genéricas. Além disso, mensagens que aproveitam históricos de compras e ofertas exclusivas ajudam a fortalecer a conexão emocional com a marca.
3. Promoções e redes sociais
Oferecer brindes ou descontos para compras antecipadas pode ser um diferencial competitivo. Programas como “compre e ganhe” (como descontos progressivos para itens adicionais) atraem consumidores à procura de presentes múltiplos, comuns no período natalino.
O Instagram e o TikTok são plataformas ideais para mostrar novidades e criar engajamento com o público. Utilize vídeos curtos para demonstrar produtos, criar senso de urgência com contagens regressivas ou até mesmo envolvente o público em sorteios temáticos. De acordo com o relatório Full View, da NielsenIQ, cerca de 56% dos consumidores brasileiros afirmam que obtiveram produtos de lojas descobertas nas redes sociais.
4. Logística, estoque e pagamento
Planejar bem o estoque é essencial para evitar rupturas e atrasos nas entregas. No e-commerce, é crucial trabalhar com prazos claros e oferecer frete grátis em compras acima de determinado valor, uma prática que aumenta as vendas em cerca de 10% durante o Natal.
Opções de pagamento flexíveis, como Pix, parcelamentos sem juros e carteiras digitais, aumento a taxa de conversão. Por sinal, o Pix se consolida como meio de pagamento preferido do brasileiro. Segundo levantamento do BC, o meio de pagamento instantâneo é usado por 76,4% da população. Além disso, é a opção utilizada com maior frequência para 46% dos consumidores. Ou seja, adeque o seu negócio.
5. Oferta de serviços complementares
Serviços como embalagens de presente gratuitas ou personalizadas criam uma experiência única para o cliente, aumentando as chances de fidelidade e de periodicidade.
Kommentare