Durante a Convenção das Américas de Supermercados, organizada pela ASSERJ, o especialista apresentou estratégias que irão auxiliar no aumento das vendas
Dentre os inúmeros desafios que o empreendedor enfrenta para estabelecer e fazer prosperar o seu negócio, se destacar entre a concorrência é o mais complexo deles.
Afinal, nos dias de hoje, a oferta cada vez maior de produtos e serviços faz com que a competição pela atenção do consumidor exija criatividade. Porém, a tecnologia se mostra uma excelente aliada.
É o que afirma Neil Patel, um dos mais destacados empresários de marketing digital do mundo, autor e criador de quatro das maiores ferramentas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) e Co-Founder da NP Digital Brasil. Em sua palestra, que aconteceu durante a primeira Convenção das Américas de Supermercados no Brasil, juntamente com a 33a edição da SRE Trade Show, organizada pela ASSERJ (Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), o especialista deu dicas de como potencializar as vendas nos estabelecimentos.
Alinhamento do físico com o digital
A primeira orientação passada por Neil é alinhar o varejo ao marketing digital, estratégia capaz de ajudar no aumento do faturamento. Isso acontece pois a marca conseguirá atingir o seu público-alvo em ambientes diversos, seja através da loja física ou de um marketplace. Dessa forma, as empresas poderão utilizar o digital a fim de angariar consumidores para os seus estabelecimentos ou vice-versa. Além disso, é necessário criar interatividade entre os espaços, de modo que o cliente acesse os dois canais – virtual e físico – sem encontrar informações conflitantes.
Google My Business
Outra dica indispensável do guru do marketing é a presença no Google My Business, plataforma que ajuda uma empresa a ser encontrada na rede de pesquisa do Google e do Google Maps. Embora 72% dos consumidores ainda utilizem lojas físicas para realizar as suas compras, segundo o expert, a ferramenta é uma forma assertiva de estar presente no dia a dia on-line do usuário e direcioná-lo para o estabelecimento. Em contrapartida, os varejistas que estiverem por fora, perderão espaço no digital e oportunidades de negócio.
Mudança no comportamento do consumidor
Se há um movimento ao qual os profissionais atuantes no segmento do varejo precisam estar atentos, é a constante mudança no comportamento dos compradores. Patel explica que, nos últimos anos, por conta da incerteza econômica, 60% deles ficaram mais exigentes na hora da compra. Esse movimento exige que mais informações estejam à disposição do cliente, já que o mesmo passou a intensificar as pesquisas antes de adquirir algum produto ou serviço.
“O consumidor gasta, em média, onze dias na decisão de compra. Ele pesquisa muito em sites, nas redes, em anúncios e em avaliações de outros consumidores. Por isso, é importante investir no omnichannel e falar com o cliente em todos os canais para converter tráfego em transações”, disse.
O especialista ainda esclareceu que cerca de 20% dos usuários de marketplaces deixam os produtos nos carrinhos de compra sem finalizar a transação por falta de dados.
Estratégias para aumentar as vendas
Confira dicas de Neil Patel para aumentar as vendas do seu varejo:
Oferecer cupons de desconto e frete grátis são ótimas maneiras de estimular a compra, pois 57% dos consumidores estão mais dispostos a comprar quando há algum tipo de oferta;
Informe ao cliente que o seu estoque é limitado através de contadores regressivos. Isso aumenta em 29% a taxa de conversão;
Invista em vendas personalizadas (processo de adaptar o atendimento com uma abordagem que foque de forma precisa nas necessidades e desejos do consumidor). Há 69% mais chances da compra ser concluída;
A colaboração entre marcas ajuda a aumentar as vendas;
Valor, qualidade e objetivo são os três conceitos que o consumidor brasileiro mais leva em consideração. O marketing do seu negócio precisa refletir tais percepções;
Aumente a sua presença no digital: produza conteúdos e invista em pequenos influenciadores para divulgá-los;
Treine os seus colaboradores para atuação no físico e no digital;
Separe o seu orçamento de marketing da seguinte forma: 60% para o digital e 40% para o físico.
FONTE: VAREJO S.A
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