No momento em que as cidades começam a afrouxar as medias de isolamento social, retomando aos poucos as atividades econômicas, os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) dão uma dimensão do efeito da pandemia na economia.
Desde o início da pandemia, 107 mil lojas aderiram à venda on-line de seus produtos, o que fez o número desse tipo de negócio quase dobrar no período, passando de 135 mil lojas ativas para 242 mil. Em termos de comparação, a média de crescimento era de 10 mil novas lojas por mês antes da pandemia.
Esses números mostram que loja digital, e-commerce e marketplace passaram a ser necessidade – e não mais opção – para empreendedores que se viram de um dia para outro sem loja física, sem clientes e sem dinheiro para manter os negócios.
Os especialistas de varejo Felipe Samy, CMO da Gofind, plataforma de geolocalização, e Roberto Rocha, CMO da leadlovers, plataforma de marketing digital apontam maneiras de como se diferenciar nas vendas online em plena pandemia, quando muitas empresas migraram pra esse modelo.
Confira as dicas de como atrair e fidelizar consumidores em meio a esta grande concorrência:
Dica 1: Invista em boas imagens e descrições dos produtos
Na venda online o cliente não consegue ver o produto “ao vivo” para analisar os detalhes. Esse problema pode ser resolvido se utilizar imagens de qualidade e, até mesmo, vídeos que mostrem seu funcionamento.
Dica 2: Foque no relacionamento com o cliente
A migração do meio digital não pode fazer o negócio perder a sua essência. A conversa precisa ir para o online, mas é necessário entender em que estágio está esse relacionamento, se precisa de uma aproximação ou fidelização.
Dica 3: Use os dados para ações assertivas
Melhorar a experiência do consumidor consiste em aprimorar também aspectos práticos, como campanhas, promoções, canais de venda, estoque e disponibilidade de produtos. Várias oportunidades surgem do uso desses tipos de dados, isoladamente
Dica 4: Estude as mudanças dos consumidores
A necessidade de ficar em casa está levando as pessoas a terem uma nova visão sobre suas prioridades em gastos com itens de pouca necessidade e a forma como adquirem produtos. Seja relevante e mantenha-se próximo do seu público-alvo.
Dica 5: Análise da concorrência
Se seu produto pertence a uma categoria já existente e seus concorrentes possuem um similar ao seu, observe-os e desenvolva maneiras de se destacar, levando mais benefícios para o seu público. Caso o seu produto seja uma novidade, observe empresas que fizeram lançamentos recentemente, aproveitando erros e acertos em suas estratégias.
Fonte: Portal Consumidor Moderno do site FCDL MG
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