Onde estão os bons gestores?

  • 13/jun/2019

Só o conhecimento não é o suficiente para ser um bom líder.

 

 

Algo que vem me chamando a atenção nos últimos anos é a quantidade de gestores fracos que as empresas contratam. Veja bem, quando digo fraco não quero dizer que a pessoa não possui o conhecimento para estar naquele cargo, mas o fato de que não possui habilidades para gerir pessoas.

 

O que se espera de um gestor é que este conheça sua empresa, seu negócio, mas acima de tudo que ele saiba desenvolver pessoas, motivá-las, fazer com que elas “corram com ele” e isso tem sido algo raro.

 

Desenvolver um funcionário não é tarefa fácil, tem que ter proximidade, conversar, dar feedback, investir tempo e dinheiro sabendo que esse investimento trará retornos ao próprio gestor através dos resultados. Porém alguns preferem pular esta parte e, ao ver que o colaborador não está exatamente entregando o que era esperado,desligam o funcionário contratando outro.

 

Afinal, pra que perder tempo “trabalhando” alguém se eu posso substituí-lo?

 

O que não percebem é que não é somente uma pessoa que é afetada nesses casos, mas um equipe inteira. Estes tipos de atitude geram insatisfações, inseguranças e desmotivação no seu time.

 

É claro que existem vários tipos de casos, mas em muitos por não ter o acompanhamento correto, o funcionário é mal aproveitado e a culpa neste caso é do gestor que não soube direcionar suas necessidades e pedidos de forma clara.

 

Já vi gestores que não sabiam profundamente sobre todos os processos da área, porém a gestão “corria na veia” e ao desenvolverem e engajarem suas equipes conseguiam ótimos resultados e funcionários felizes.

 

Acredito que ao selecionar alguém para um cargo de gestão deveria ser obrigatório um teste de aptidão, o que já é praticado em algumas empresas, pois um bom especialista ou analista não é garantia de um bom coordenador ou gerente. Somente a parte técnica não garante engajamento e sem uma equipe motivada, que se sente valorizada, os resultados não aparecem.

 

Um bom gestor é acima de tudo um líder que inspira e conduz sua equipe ao sucesso.

 

Fonte: Portal Administradores

Compartilhe: