Entidades destacam importância da Campanha Novembro Azul

  • 08/nov/2019

Bate Papo sobre o tema será realizado no CDE.

 

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

 

Desde sua fundação, em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) lançou o Novembro Azul no país, tendo como inspiração o movimento australiano Movember (Moustache/November, em livre tradução Bigode/Novembro), onde os criadores da causa, deixaram de ir na barbearia, revertido todo o valor usado para doação ás entidades que cuidavam de pacientes com câncer. Em 2011, a campanha Novembro Azul foi lançada pelo LAL no país, para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. De acordo com o INCA o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele.

 

Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pelo tumor.  Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%, segundo o Instituto Lado a Lado pela a Vida.

 

BATE PAPO NO CDE

 

Diante dessa perspectiva, a CDL Itaúna, a ACE Itaúna, o Sindicomércio e o Sicoob Centro Oeste, com o tema #azultitude, promovem uma conversa sobre a Saúde do Homem, sob a condução do psicólogo Marciliano Coelho e Dr. Mateus Augusto, urologista. O evento será realizado no dia 18 de novembro, às 07h30, no Edifício CDE – Rua Capitão Vicente, 129, Centro – Itaúna-MG.

 

Neste Bate Papo, serão abordados temas diversos para saúde do homem, sendo destacado o câncer de próstata, como suas principais causas, sintomas, fatores de risco, diagnóstico, dentre outros assuntos importantes. Além disso, haverá brindes e sorteios, além de um café da manhã receptivo. Para participar, basta enviar o nome completo e número do celular, para o telefone: 37 9 8414-5306, ou pelo email: eventos@cdlitauna.com.br. O evento é totalmente gratuito. Mães, esposas, namoradas, irmãs também são convidadas a participar.

 

Para mais informações referente as ações citadas acima, acessar o site www.cdlitauna.com.br, ou entrar em contato pelo telefone 3249-1750 – Setor de Comunicação.

 

Compartilhe: